quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Dieta x intestino!

Bom dia amadinhos, tudo bem com vocês?
 
Olha a senhorita ausente aqui de novo, ainnn gente, me perdoe, mas é que estou correndo contra o tempo e resolvendo N coisas da minha vida, daí o blog que eu tanto amo e tô cheia de ideias acaba ficando em segundo plano. Fora que meus dois notes estão uma porcaria, desconfigurados, com vírus e sei lá mais o quê! Daí eu tento escrever pelo celular, mas fica mal formatado, archhhh, ahh loko!
 
Mas vou ver se escrevo os post e deixo programado para publicar, assim vocês não ficam sem notícias e novidades!
 
Gente, faz três dias que lancei uma meta pessoal, ficar até o Natal sem dia Off, ou seja, sem nenhuma refeição livre, vou fazer um post em breve sobre a importância da refeição livre, mas ficarei sem refeição livre porque afinal o Natal é uma MEGA jacada né!? Então, o que acham de entrarem nessa comigo!?
 
Uma dieta equilibrada e com variações no cardápio permite que você nunca "jaque". Quero falar mais sobre as dietas que já fiz, mas são tantas ideias e temas que acabo me antecipando em uns e deixando outros para mais tarde.
 
O post de hoje foi um pedido de uma amiga minha, por isso esse tema será abordado NOW! Dieta x intestino.
 
Quando iniciamos uma dieta é normal que nosso organismo leve um choque, afinal coitado, é acostumado a comer tantas porcarias ricas em sódio e açúcar que o mesmo se desregula todo, uma dessas "desregulagem" é a constipação ou intestino preso. Nesses períodos de intestino preguiçoso, além de afetar o ânimo, há uma sensação de irritabilidade, inchaço e estresse, que pode ser acompanhada de dor e desconforto. A tensão só diminui quando a situação se normaliza.
 
Dêem uma olhadinha nos alimentos que prendem o intestino, muitos deles, nem deveriam estar na sua dieta! :/
 
• FRITURAS: a gordura dificulta a digestão e pode provocar a sensação de estômago pesado.
 
• CARNES GORDUROSAS: a grande quantidade de proteína torna a digestão mais lenta. Se tiver gordura então...
 
• SAL EM EXCESSO: estudos apontam que pode provocar câncer de estômago, além de aumentar a atividade da bactéria Helicobacter pylori, que atua no intestino.
 
• REFRIGERANTES: não têm nenhum valor nutritivo (vitaminas ou minerais). Tem um conteúdo alto de açúcar, acidez e mais aditivos como conservantes e corantes. O refrigerante, mesmo que seja zero, e sucos light não contam!).
 
• REFEIÇÕES RÁPIDAS (FAST FOODS) e PRONTAS (congelados): compostas por carboidratos refinados e pouca ou nenhuma fibra.
 
• POUCA INGESTÃO DE ÁGUA: o ideal e mínimo é 2 litros por dia.
 
• ALIMENTOS COMO: Arroz branco, Mandioca, Bolacha água e sal, Cará, Cenoura cozida, Caju, Biscoito, Gelatina, Pão branco, Maçã, Banana prata, Banana maçã, Maisena, Batata salsa (mandioquinha, batata baroa ou cenoura amarela), Limão, Goiaba sem casca, Frutas que não estão maduras geralmente têm grande quantidade de tanino, que prendem o intestino.
 
Já os alimentos bons para o intestino são:
 
• IOGURTE: as bactérias probióticas (benéficas à saúde) presentes nos iogurtes atuam no equilíbrio da microflora intestinal e nas disfunções do trato intestinal, como diarréias e constipações. Além disso, essas bactérias melhoram o sistema imunológico e aumentam a absorção de cálcio pelo organismo.
 
• PÃO INTEGRAL: por conter grande quantidade de fibras, principalmente celulose, tem um importante efeito na regulação do trânsito intestinal, absorvendo água e circulando pelo intestino, o que aumenta o volume de sais e facilita sua eliminação.
 
• MAMÃO, AMEIXA E PÊRA: frutas com uma excelente combinação de fibras para combater a prisão de ventre.
 
• ÁGUA DE COCO: também contribui para o funcionamento do intestino, melhorando a absorção dos nutrientes dos alimentos ingeridos. Além disso, intestino saudável, com funcionamento em dia, implica menos inchaço abdominal, o que diminui a impressão de sobrepeso.
 
• LENTILHA: por ter pouca proteína, ele vai rapidamente para o intestino sem liberar muito ácido no estômago, e ainda é rica em fibras que ajudam no trânsito intestinal.
 
• LEGUMES E VERDURAS: alface, couve, couve-flor, repolho verde, tomate, cenoura, mandioquinha, ervilha, milho, grão-de-bico e feijão preto.
 
• FIBRAS: barra de cereal, cereal matinal e farelo de trigo, amendoim.
 
Viram quanta coisa boa e que nos ajudam a ter o intestino em dia! Outra coisa muiiitooo importante é a prática de atividades físicas, hoje, tenho a sorte de meu intestino funcionar como um reloginho, sempre tive constipação, cheguei a ficar 11 dias sem ir ao banheiro, é horrível.
 
Além de ingerir alimentos que dão aquela ajudinha ao intestino pratique atividades físicas, nem que seja apenas uma caminhada, vocês verão a melhora no corpo todo!
 
Bom gente, o post de hoje está aí, espero que tenha ajudado! Logo tem mais!
Beijossss

3 comentários:

  1. Obrigada Dani! Eu fiquei 9 dias sem ir ao banheiro e sentia dores nas costas, mau estar. Eram gazes, estava comendo muita fibra, tinha retirado a gordura que ajuda mesmo que seja ruim e ingerindo pouco líquido. Agora já estou mais esperta rs.

    ResponderExcluir
  2. De nada, desculpe a demora para postar sobre este tema. Espero ter ajudado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tisoflon - Titanium Wood Stoves - Home Furnishings
    Tisoflon is ffxiv titanium nugget an ford escape titanium alloy used winnerwell titanium stove for wood furniture and furniture including home appliances, housekeeping, columbia titanium jacket plumbing, mens titanium earrings and home

    ResponderExcluir