quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Por que perder os últimos kilinhos é tão difícil?

Bom dia meus amigos. Tudo bem com vocês?
 
Comigo tudo ótimo. Contei para vocês que iniciei uma nova dieta!? Acho que sim né!? Assim, chega um momento que nosso organismo se acostuma com a alimentação e não provoca mais nenhuma alteração no nosso corpo, como parti da alimentação fast-food para a alimentação saudável e sigo a mesma há 8 meses, meu organismo já se acostumou a comer limpo.
 
Todas às vezes que "jaquei", mesmo dentro da dieta, que permite uma refeição livre por semana, passei muito, mas muitoooo mal, parecia que eu estava me envenenando. Portanto, lancei um projeto para eu mesma, que é ficar sem uma refeição OFF até o Natal. Estou comendo ainda mais limpo.
 
Como eu disse no post anterior, estou com uma pochetezinha ainda, ohhh troço do djanho que não saí do meu corpo! Conversei com meu instrutor 2 na academia e ele me disse o seguinte: "Olha Dani se você já faz dieta, já treina e faz AEJ todo dia e essa barriguinha não some, o negócio é fazer intervenção cirúrgica, porque se você fazer mais dieta você vai sumir!".
 
Olha a minha cara para ele:
 
 
Eu já estava fazendo a nova dieta há 2 dias, daí resolvi colocá-la em prática de vez! Que intervenção cirúrgica o que, eu vou é perder essa pança com dieta! Afinal, eu já disse aqui que 90% da perda de gordura abdominal se dá por conta da dieta. Ah, antes que eu me esqueça, minha dieta é mais restrita do que antes, faço ingestão de no máximo 100g de carboidrato por dia, muita proteína, quase nada de açúcar, pouca frutose e laticínios. Já notei a diferença na balança, menos 2kg, mas não quero perder peso, quero perder barriga!!!! Portanto, além da dieta, o foco é nos exercícios localizados!
 
Mas afinal, por que chegar ao peso final/ideal é tão difícil? É muito comum vermos pessoas que precisavam perder 10kg e perderam "tranquilamente" 7kg, os 3kg restantes parece um martírio para perder. Li em um site a seguinte resposta para esta pergunta:
 
"São dois grandes motivos que fazem com que isso ocorra. Um metabólico e outro comportamental.
 
Metabólico: quando estamos fazendo uma dieta rigorosa e a seguindo à risca, normalmente, estamos comendo poucas calorias. Talvez até menos de 1.000 kcal/dia. E, algumas vezes, restringindo nutrientes radicalmente: carboidratos, proteínas, gorduras… Essa quantidade que agora está sendo ingerida pode ser insuficiente para nosso corpo. Assim, o organismo diminui o metabolismo e aumenta a eficiência em acumular gordura. Para ele, estamos passando por um período de falta de comida no planeta e, para manter a vida, o corpo precisa poupar energia e aumentar a eficiência para guardar o máximo possível. Como consequência disso, cada escapadinha da dieta torna-se um grande transtorno.
 
O acúmulo de gordura fica maior que o normal e engordamos facilmente com uma simples saída da rotina. E com o gasto calórico pequeno do dia-a-dia, a perda de peso fica mais lenta. Nessa hora, o mais importante é rever a alimentação para verificar onde podem estar os erros (anotar o cardápio diário por uma semana e mostrá-lo ao seu nutricionista pode ser a melhor solução) e também focar mais na atividade física! Melhorar o seu condicionamento para gastar mais calorias! Correr, nadar, pedalar e malhar cada vez mais!
 
Para dar uma forcinha na minha dieta eu uso o aplicativo TECNONUTRI, ele conta todas as calorias ingeridas no dia e separa quanto consumi de carboidrato, proteína, fibra, etc. Adoro! Além de que lembra as refeições e a hora de beber água. Preenchendo seus dados ele dá a quantidade de calorias que você pode ingerir por dia e a quantidade de água a ser tomada. Baixem nos seus celulares! ;)
 
Comportamental: mesmo sem querer acreditar, estamos satisfeitos com o nosso corpo e 3kg são um mero detalhe no visual. Mas, não esqueça, para conseguir o “corpo dos sonhos”, temos que ser detalhistas na alimentação também. Diante de um alimento que adora em um restaurante ou festa, você pensa sem perceber: “Para que vou deixar de comer isso? Meu corpo não está tão ruim assim…”. Sem se dar conta desse pensamento, começamos a comer e, normalmente, nos arrependemos depois.
 
Quando faltam poucos quilos para eliminar, a satisfação com o nosso corpo, mesmo que você não acredite, já está equilibrada com a motivação em seguir a dieta. Escapulidas e pequenos exageros acontecem com mais frequência e a balança não anda… É notório que as pessoas seguem um regime com mais rigor no início e, com o passar do tempo, já se permitem sair da linha um pouco mais. Assim, o objetivo final demora mais para ser alcançado".
 
Fonte adaptada por mim: tips4life
 
Por isso a importância de dar um choque no organismo com uma nova dieta, se você não iniciou nenhuma R.A (reeducação alimentar) ainda, inicie, você verá como seu corpo reagirá de forma positiva, comece trocando o almoço no fast food, por uma PF (prato feito) de um restaurante. Parece pouco, mas já é uma grande mudança. Se seu pecado capital é doce, como eu, comprei um pote de Whey isolado ou o refil que é mais barato e faça receitas de bolinhos, brigadeiros fit, etc. (vou postando aqui aos poucos).
 
Se você já faz alguma dieta ou já mudou os hábitos, nem que seja 50%, o que acha de ser um pouquinho mais determinada (o) nesse finalzinho de ano!? Se sua meta era ficar sarada (o) para a virada do ano, o que acha de extender um pouquinho mais e atingí-la para o Carnaval? "Ah Dani, quero agora!" Nãooo querido (a), faça as coisas com calma, mas bem feito, você foi gordelícia até agora, o que custa perder peso com tranquilidade e de forma definitiva!? Já falei em posts anteriores, o que vai fácil vem fácil. Entoncess, calma, deixa sua mente "se ligar" que agora é VOCÊ quem manda!
 
É normal ser tentado por aquela guloseima, porém, após um ano, você pode se arrepender de não ter conquistado seu objetivo… “Faltava tão pouco e desisti”.
 
Você pode sim! Trace uma meta possível, sem pressa e faça de tudo (que for saudável) para atingí-la!
 
Ontem no almoço passei por uma tentação daquelas, fui num japa no centro e lá tem aqueles sushis (ou sei lá o nome) Romeu e Julieta, e tinha um de morango e chocolate, peguei 1 de cada fora os salgados, não como muito, porém após terminar meu prato fiquei tentada a pegar mais dos sushis doces, esperei um pouco, mudei o foco, levantei de mesa e fui embora. Afinal, quem manda nessa P*RR* sou eu! kkkk.
 
Mas é verdade amados, vocês tem o controle de sua mente, cuide do seu templo, não jogue lixo dentro do seu corpo e do corpo de seus filhos. Sejam adultos ativos e com qualidade de vida. Meu apoio você já tem, agora é com você!
 
Domingão irei correr no Barigui, quem estiver afim me avise.
Beijos amorecos, semana linda a todos e agora fuiiii para a Novena.

FACEBOOK: Daniele C. Lucas
INSTAGRAM: danielelucas



Nenhum comentário:

Postar um comentário