quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mercado parte final – produtos à granel

Bommmmm diaaa! 

Ei de confessar que estou muito feliz em ter esse blog, tenho recebido muitas mensagens de agradecimento, parabenizando e apoiando esse meu projeto. São pessoas como vocês, que me motivam a escrever e relatar minhas experiências. Vocês são o principal motivo para que eu escrever todos os dias, afinal todo mundo pode e deve ir RUMO AO CORPÃO.

Vamos lá, o papo de hoje é uma de minhas paixões, apesar de nunca ter ido ao mercado Municipal da minha cidade (esse é um dos meus desejos mais profundos, haha, mas preciso ter muito dinheiro pra gastar, huahua), amo ir em lugares que vendem à granel. Mas como quase todo o tipo de alimento, os produtos vendidos à granel tem suas vantagens e desvantagens, vou listar aqui apenas as principais.

VANTAGEM:
- Pode-se levar a quantidade exata de que se precisa;
- Geralmente são mais baratos que os embalados;
- Possui ampla variedade de temperos, farinhas, grãos, etc.

DESVANTAGEM:
- Não se pode estimar exatamente há quanto tempo o produto está na loja;
- O armazenamento inadequado compromete a qualidade do produto.

Mesmo tendo essas desvantagens, eu sou muito adepta aos produtos à granel, compro semanalmente, já tenho potes adequados para armazenamento e vários itens fazem parte da minha dieta.

O importante é avaliar se a loja tem a documentação da vigilância sanitária, se os potes de armazenagem dos produtos não são mega grandes, o que facilita ter produtos “velhos” e se a loja tem tradição/fluxo de pessoas. Se tudo isso estiver OK, compre sem medo.

Agora, falarei um pouco sobre as frutas oleaginosas, secas e desidratadas. Hummmm, sou louca por elas, além de serem gostosas, dão saciedade, enganam a fome e principalmente, inibem a vontade de comer doces. Saiba mais abaixo:

FRUTAS OLEAGINOSAS


As frutas oleaginosas: castanhasnozesamêndoasavelãs, etc. são excelentes opções para quem faz dieta e gosta de variar o cardápio e o gosto das comidas. Elas são carregadas de nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, como as gorduras monoinsaturada e poliinsaturadavitaminas e minerais. Também auxiliam na maior diminuição na circunferência de cintura e gordura total do corpo. Porém, são muito calóricas, portanto devem ser consumidas com moderação. 
As minhas oleaginosas preferidas são: amêndoas em lâminas e castanha do pará.


FRUTAS SECAS

As frutas secas passam por um processo industrial de eliminação da água. Assim, o resultado final são porções menores, com maior concentração de nutrientes e menor chance dos micro-organismos se desenvolverem por ali. Cabem na bolsa, duram mais tempo, não exigem muito esforço na hora de consumir e ainda são ricas em nutrientes.

Mas calma meu povo, elas devem ser consumidas com moderação. Isso porque, ao serem desidratadas, elas acabam com um alto nível de açúcares, tornando-se mais calóricas que as versões frescas. A validade de cada porção pode chegar a seis meses e é possível guardá-las até mesmo na gaveta do trabalho, pois elas não exigem refrigeração.

As frutas secas estão disponíveis o ano todo, ao contrário das frescas, que em geral são encontradas apenas em alguns períodos.
As minhas preferidas são: ameixas e uvas passa.... dili! Saibam as vantagens delas:
Ameixa seca, é indicada inclusive como tratamento para quem possui constipação intestinal ou hemorroidas, graças ao seu efeito laxativo. As porções do alimento também são ricas em ferro (aliado no combate à anemia), boro e vitamina K (que auxiliam na formação óssea).
A uva-passa é outra amiga da dieta. Além de possuir alta concentração de fibras que beneficiam o funcionamento do intestino, ela também afasta o risco de osteoporose e previne o câncer de cólon. O alimento ainda possui magnésio, nutriente importante para o bom funcionamento do fígado.
FRUTAS DESIDRATADAS
Olha que maGAvilha, pesquisas do  Food and Nutrition Database Research, nos Estados Unidos, comprovam que esses alimentos diminuem as chances do surgimento de gordura abdominal, OHHHH MYYY GODDDD, isso é dos Deuses. Graças à sua combinação de nutrientes.
A minha preferida das desidratadas é o damasco, 6 gramas da fruta desidratada é o necessário para alcançar 24% das necessidades diárias de fibras, e ele ainda é rico em betacaroteno e potássio, que auxiliam o controle da hipertensão e melhor o funcionamento do intestino. ;)
Em resumo, as versões desidratadas concentram até três vezes mais calorias em menos tamanho. Por isso, a dica é comer uma quantidade que leve em consideração a água perdida no processo de fabricação. Uma porção de ameixa fresca, por exemplo, tem 70 calorias. Depois de desidratada, esse valor pode chegar a 250 calorias. Então, consumam com moderação.

E gente, elimina a vontade de comer doces MESMO, sempre carrego comigo o necessário para meu dia-a-dia, 1 col. de sopa de uvas-passa, 2 ameixas secas e 2 damascos, deu fome ou vontade de comer doces, eu como, saciou, eu deixo algumas para depois. Mas SEM AÇÚCAR tá!? Porque nas lojas à granel, vendem as mesmas frutas açucaradas, essas nem pensar!

AGORAAAAA....

Tenho uma proposta para lhes fazer, quero postar a primeira receita fit para vocês, deixarei disponível 3 opções, a mais votada nos comentários terá a receita publicada! Mas só valerá se tiver no mínimo 10 votantes!

Opções de receitas: overnight oats (sobremesa com frutas e cereais), pizza low carb ou bolo de caneca proteico.

Vamos lá meus pupilos, votando!


Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário